CORTINAS OU PERSIANAS, COMO ESCOLHER?

Muita gente não da à devida atenção ás janelas na hora de redecorar um ambiente, porém quando falamos de cortinas e persianas não falamos apenas das questões estéticas desse item. Muito do conforto térmico e acústico do seu ambiente depende desse elemento, e por isso, nesse post esclareceremos algumas questões para que você escolha a melhor opção para sua janela.

A primeira pergunta que surge quando pensamos em janelas é: Cortinas ou persianas? Claro que cada uma tem suas propriedades, sendo mais ou menos adequadas em determinadas situações. Não há regras quanto ao design para essa escolha, ambas têm diversos modelos, mas algumas especificidades técnicas podem proporcionar um ambiente muito mais agradável aos usuários. 

As cortinas, por serem feitas de tecido, oferecem um maior conforto acústico por absorverem as ondas sonoras do ambiente. É uma opção muito boa para espaços amplos que geram eco, justamente por amenizarem esse fator. Já as persianas oferecem um melhor bloqueio da luz do sol que as cortinas, quando tratamos de uma janela que bate sol o dia todo, essa opção bloqueará os raios solares trazendo um melhor conforto térmico ao seu ambiente. A praticidade de limpeza das persianas também é um atrativo para quem tem crianças ou animais em casa, enquanto as cortinas demandam um esforço maior para que permaneçam limpas e com um bom caimento.

Entretanto, por serem de tecido, as cortinas costumam estar associadas à ideia de aconchego e elegância dependendo do tecido escolhido. São peças clássicas e por isso costumam estar atreladas a designs mais tradicionais e elegantes. Elas também são mais volumosas, não sendo muito adequadas para ambientes pequenos, mas ficando extremamente lindas em ambientes amplos. Outra vantagem dessa alternativa é o controle de luminância dependendo do tecido escolhido para a cortina, difundindo a luz de maneiras diferentes e dando um charme a mais para o ambiente.

As persianas, por outro lado, configuram um ar mais moderno e clean. São excelentes para ambientes pequenos por serem menos volumosas, além da facilidade de limpeza e possibilidade de automatização. Porém, não pense que não é também aconchegante, a variedade de materiais disponíveis do mercado possibilita a utilização dessa alternativa em qualquer design.

A dica principal aqui é observar qual opção atende melhor às condições do seu ambiente. Sempre zelando pelo conforto dos usuários e relação com a escolha de design feita para o ambiente. Assim, você garante a escolha perfeita para sua janela, tornando seu espaço agradável, charmoso e aconchegante. 

× Como posso te ajudar?